15.11.06

Notícias


Por uns dias vou estar de molho, fiz uma cirurgia.
Assim que conseguir vou retomando as atividades.
Continuo bastante animada com o curso, espero que ninguém desanime.

6.11.06

Como fazer com os Conteúdos

Ficamos nos debatendo com os conteúdos que sabemos que são inuteis e o que fazer ou como mudar ou ainda ter coragem para mudar.
Esta experiência é bem forte na minha escola, já faz alguns anos que termina o ano e iniciamos outro com as mesmas questões, disciplina, repetência e curriculo ou o que será dado em cada ano.
Algumas disciplinas já se arriscam em quebrar a rotina do que se deve ensinar (aquele determinado conteúdo) naquela série e buscam nos assuntos da atualidade temas para serem discutidos em sala de aula, como por exemplo geografia, história e português. Já no campo das exatas é bem difícil, como a matemática, é como se os cálculos fossem imutáveis, ali ninguém mexe., deve ser sempre assim...
Sabemos que nossos alunos perderam o interesse, mas ainda não escutamos o que interessa pra eles. Sabemos também que nossos alunos terminam o ensino fundamental com algumas informações, com algum raciocínio, escrevendo muito mal e calculando muito pouco. Mesmo assim não conseguimos largar um currículo ultrapassado e nos atrever a mudanças que talvez sejam difíceis no começo, mas que poderemos ter resultado melhor no futuro.
No livro Cuidado Escola de vários autores, apresentado por Paulo Freire retrata bem o que fazemos com os alunos. Para entrar na escola eles deixam seus sonhos em casa e nós professores tentamos preencher o espaço vazio com toda matéria que temos para dar. Eles se tornam indiferentes a escola e nós ficamos frustrados imaginando o que está errado.

Imagem do livro Cuidado Escola!