Comentando o texto “Perguntas Inteligentes: O que é isto?
Não sei como se chama isto, mas penso que é como um diálogo com o texto.
Começando pela metodologia adotadas pelos professores que revela a forma como compreendemos o processo de aprendizagem. Concordo plenamente com isto por experiência própria. Reportei-me ao passado quando iniciava minha experiência como alfabetizadora, nos anos 80. Não tinha idéia de como as crianças aprendiam quando tive a oportunidade de participar de vários cursos e seminários de alfabetização em que os conceitos e princípios se baseavam nas teorias de Piaget e Emilia Ferreiro. Fiquei fascinada quando tive a chance de comprovar o que conheci. Tinha filhos e sobrinhos pequenos para realizar minhas experiências e uma primeira série como laboratório (certa vez alguns pais protestaram quando falei isto, dizendo que seus filhos não eram cobaias). Durante muitos anos isto determinou a minha forma de ensino e aprendizagem na escola e minha função neste processo.
Mais adiante no texto fala de uma proposta metodológica para provocar mudança na escola, os Projetos de Aprendizagem. Acredito nisto e sei que muitos educadores também, porém alguns aspectos muitas vezes nos impedem de que a mudança aconteça. Me parece que passamos pelo mesmo processo de aprendizagem das crianças, temos que construir um novo conhecimento em situações de confronto e descentração do nosso ponto de vista, se não, no primeiro obstáculo voltamos atrás sentindo que é mais seguro assim, onde tínhamos sucesso.
Da mesma forma que as crianças devem sentir prazer e gosto nas descobertas ou serem incentivadas a novas tentativas nas frustrações, os educadores precisam ter prazer na descoberta do ensino, ter estímulo para comprovar hipóteses e quem sabe fazer da sala de aula um laboratório.
Com este texto percebi que tenho uma ferramenta maravilhosa nas mãos para a descoberta, a sala informatizada. Algumas questões me vieram a mente mais uma vez: Como a aprendizagem é possível na sala informatizada? Como isto acontece? Percebo que ocorre a aprendizagem nos alunos, mas existe alguma teoria que mostre isto da mesma forma que podemos perceber na alfabetização das crianças, como por exemplo, quando ela está silábica ou pré-silábica?
Concluindo, questionar para desestabilizar, para provocar discussões, reflexões, análises e críticas, como educadora eu preciso aprender a fazer isto e ter o prazer de ver nos alunos o pleno desenvolvimento da sua inteligência, isto além de ser cidadania pode ser felicidade na educação.
Começando pela metodologia adotadas pelos professores que revela a forma como compreendemos o processo de aprendizagem. Concordo plenamente com isto por experiência própria. Reportei-me ao passado quando iniciava minha experiência como alfabetizadora, nos anos 80. Não tinha idéia de como as crianças aprendiam quando tive a oportunidade de participar de vários cursos e seminários de alfabetização em que os conceitos e princípios se baseavam nas teorias de Piaget e Emilia Ferreiro. Fiquei fascinada quando tive a chance de comprovar o que conheci. Tinha filhos e sobrinhos pequenos para realizar minhas experiências e uma primeira série como laboratório (certa vez alguns pais protestaram quando falei isto, dizendo que seus filhos não eram cobaias). Durante muitos anos isto determinou a minha forma de ensino e aprendizagem na escola e minha função neste processo.
Mais adiante no texto fala de uma proposta metodológica para provocar mudança na escola, os Projetos de Aprendizagem. Acredito nisto e sei que muitos educadores também, porém alguns aspectos muitas vezes nos impedem de que a mudança aconteça. Me parece que passamos pelo mesmo processo de aprendizagem das crianças, temos que construir um novo conhecimento em situações de confronto e descentração do nosso ponto de vista, se não, no primeiro obstáculo voltamos atrás sentindo que é mais seguro assim, onde tínhamos sucesso.
Da mesma forma que as crianças devem sentir prazer e gosto nas descobertas ou serem incentivadas a novas tentativas nas frustrações, os educadores precisam ter prazer na descoberta do ensino, ter estímulo para comprovar hipóteses e quem sabe fazer da sala de aula um laboratório.
Com este texto percebi que tenho uma ferramenta maravilhosa nas mãos para a descoberta, a sala informatizada. Algumas questões me vieram a mente mais uma vez: Como a aprendizagem é possível na sala informatizada? Como isto acontece? Percebo que ocorre a aprendizagem nos alunos, mas existe alguma teoria que mostre isto da mesma forma que podemos perceber na alfabetização das crianças, como por exemplo, quando ela está silábica ou pré-silábica?
Concluindo, questionar para desestabilizar, para provocar discussões, reflexões, análises e críticas, como educadora eu preciso aprender a fazer isto e ter o prazer de ver nos alunos o pleno desenvolvimento da sua inteligência, isto além de ser cidadania pode ser felicidade na educação.
5 Comments:
Raquel adorei seu comentário sobre o texto, ja consegui visualizar algumas provocações,sem nem o ter lido ainda.Espero contribuir para podermos nos ajudar mutuamente,pois precisamos entender o modo de aprendizagem das crianças com quem trabalhamos.Para assim incorporar as novas ferramentas de trabalho que estão possibilitando cada vez mais que possamos nos comunicar e projetar a distância .Compreender isso já é um grande passo para ajudarmos na aprendizagen dos pequenos formadores de opinião.
Raquel, faço minhas as palavras da Laurete. Muito interessante teu diálogo com o texto e as questões que levantas. Infelizmente, não temos informações tão precisas quanto as trazidas por Emília Ferreiro, mas já sabemos que alunos de escolas que trabalham com esta metodologia desenvolvem novas competências, essenciais no mundo de hoje: capacidade de organização e negociação para trabalhar em equipe; espírito crítico; autonomia na resolução de problemas. Existem dados, também positivos, quanto à diminuição da evasão escolar.
Com certeza este teu diálogo com o texto mostra que estás preparada para enfrentar o desafio de que falas no final.
Abra@os, Iris
Oi Raquel, gostei também das suas considerações sobre o texto. Certamente, um dos principais desafios que temos é entender o modo de aprendizagem das crianças que trabalhamos. Como a Laurete,bem colocou compreender isso já um grande começo.
Abraços
José Carlos
Oi Maria Raquel, estou passando pelo seu Blog, para lembrá-la que o Fórum também é um espaço para que vocês possam promover discussões sobre o PA, sobre os textos e duvidas, certo?
Quando puderes passe por la, ta bom?
Abraços
José Carlos
Oi Raquel!
Tu viu que tem um post no meu blog sobre como mudar o template? Dá uma olhadinha lá...
Bjocas e boa sorte no teu processo.
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